quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

RIP: Winner



Acabei de receber a notícia por e-mail de que o urso polar do Zoológico de Buenos Aires, Winner, faleceu na noite retrasada, durante a véspera de Natal. Aparentemente as causas da morte foram a onda excessiva de calor e o estouro de fogos de artifício da comemoração.


Não sei como isso é possível - Winner aparentemente não era idoso- mas acredito que a temperatura excessiva pode ter colocado o bichinho em um estado de estresse fisiológico extremo: ursos polares estão acostumados a uma temperatura médias entre zero e -34 ºC. A temperatura essa segunda chegou à 36,7 ºC. Somando a isso o seu notório nervosismo, talvez seja possível que os fogos de artifício tenham realmente feito o trabalho final. Qualquer um que tenha um cachorro sabe como eles podem ficar durante finais do Brasileirão. E o que são ursos, se não enormes cachorros?


Mas não sei se o problema foi só na segunda. Quando visitei o zoológico, Winner me chamou bastante atenção. Ele claramente não estava aguentando o calor e parecia muito estático, o que é estranho para um animal descrito como "agitado". Talvez a exaustão de um dos verões mais quentes que ele provavalmente viveu, tenham contribuido para sua morte.


Me parece obviamente cruel manter um animal em cativeiro para mero entretenimento humano, mas confesso que sou bastante ambivalente em relação a zoológicos. Reconheço a crueldade, mas adoro visita-los. O zoológico de Buenos Aires é particularmente bonito (não apenas os animais, mas também a arquitetura e o parque) e todos os recintos me pareciam grandes e relativamente bem proporcionados. Observei muitos indicios de que haviam programas de enriquecimento ambiental, o que me deixou bastante satisfeito. Mas mesmo assim, acredito que é necessária uma boa justificativa para manter esses animais cativos, mesmo se as condições de vida deles fossem perfeitas (e não são). E talvez ter uma clareza de nossas justificativas éticas sobre o assunto nos ajude a analisar quais animais deveriam estar em cativeiro e quais não. Me parece que animais altamente adaptados para ambientes polares em uma região temperada talvez fosse um exemplo destes últimos.


Abaixo, a unica imagem que tenho de Winner.





:(

0 comentários:

Postar um comentário