sábado, 8 de dezembro de 2012

Porque a síntese evolutiva não é uma festa do pijama - Uma resposta zangada a um anti-darwinista

Bom, eu já havia previsto que isso iria acontecer em algum momento.

Já a alguns meses venho acompanhando uma discussão no Research Gate (link para me seguir lá aqui) sobre as alternativas ao neo-darwinismo para a compreensão da evolução biológica. Como esperado, essa pergunta foi um imã de criacionistas, com a participação especial do nosso querido Enésio, falando o que ele sempre fala: em algum momento no futuro não-tão distante será lançada uma nova síntese evolutiva, que não será "selecionista" e blablabla. Só faltou a distinção entre fato, Fato e FATO, ou seja lá qual é o chavão que ele sempre usa.

Mas esse não é exatamente sobre o que quero falar no momento. Meu problema principal com essa discussão tem sido com o Dr. Emilio Cervantes, que até onde pude notar é um pesquisador daqui da Argentina, que parece ser algum tipo de botânico*. Desde o começo da discussão, ele tem batido na mesma tecla: neo-darwinismo está errado porque se baseia em um "fantasma semântico", que é seleção natural. E o porque isso, exatamente? Oras, porque a natureza não tem uma mente para selecionar, logo o termo é contraditório. Obviamente, os criacionistas de plantão bateram palma, sem notar que a ausência de uma mente selecionadora na natureza não é lá uma coisa muito boa para o criacionismo. Ademais, segundo o Dr. Cervantes, Darwin confundiu criação de variantes domesticadas com o que acontece na natureza, e isso fere mais ainda a ideia de seleção natural como tendo qualquer significado.

Enfim, não entrarei em detalhes do resto da discussão, mas colarei abaixo minha última resposta. Em seu comentário anterior, depois de ignorar minhas respostas ou responde-las com ad hominem, Dr. Cervantes alega que é necessário testar a evolução de grupos caso-a-caso, e que não existe uma teoria que explica tudo em biologia. Eu concordo com esses pontos, mas discordo do discurso que ele apresentou. Acho que a minha resposta em si explica muito do que eu penso sobre o assunto e talvez resuma minhas impressões do debate, e da posição anti-darwinista do Dr. Cervantes.

Sem mais delongas:



Bom, eu na verdade concordo com isso, mas por motivos completamente diferentes.

A síntese evolutiva não foi uma festa-do-pijama entre paleontologos, taxonomistas e geneticistas, onde eles calharam de deixar os embriologistas de fora porque eles eram meio estranhos, e na qual eles decidiram "Puxa vida! Vamos apenas dizer que tudo funciona bem em conjunto e ver se cola".

Ela foi uma unificação precisa de duas teorias (genética mendeliana e neo-darwinismo, sensu Weismann) através dos desenvolvimentos teóricos de genética de populações, e o entendimento de que essas teorias eram consistentes com o que se observa na natureza (incluindo o registro fóssil). Ela não é uma coleção de narrativas adaptacionistas não-testadas, como muitos dos críticos E defensores da síntese costumam acreditar.

O outro lado da moeda é que, sendo um corpo de conhecimento teórico especifico, ele só se aplica em casos nos quais suas premissas são verdadeiras. Então, ela não é onipotente, e todo mundo que usa esse arcabouço teórico sabe para que ele serve, como testar previsões com ele e que tipo de dado é necessário para que ele possa funcionar. Quando premissas e demandas teóricas falham, o mesmo ocorre com a teoria.

E é verdade que provavelmente não existe uma teoria unificadora em biologia. Por exemplo, qualquer teoria de ontogenia não vai se aplicar a organismos sem ontogenia, como bactérias. Mas isso não significa que teorias ontogenéticas são desprovidas de valor, longe disso. Ela explica o que ela pode de fato testar em cenários que se adequam à suas premissas.

O poder da síntese é ter premissas gerais como "herança genética mendeliana", algo que é verdade para bactéria e para humanos. Mas fora isso, esses dois grupos diferem em quase tudo (ex: bactéria tem consideravel transferencia genética horizontal, humanos são diploides, etc) o que nos faz reconhecer que talvez existam mais premissas que podem ser incluidas em nossos modelos para melhorar seu poder explanatório.

Geralmente, todos os proponentes da síntese estendida não estão chamando por uma rejeição da síntese evolutiva. O que eles estão fazendo é chamar para a inclusão de mais fenômenos que não se adequam aos modelos clássicos. Essa inclusão não é apenas "vamos simplesmente colocar tudo nos livros texto e encerrar o dia", mas o desenvolvimento teórico que está voltado à integração da síntese com esses fenômenos  Alguns são relativamente fáceis de integrar, como topologias adaptativas multidimensionais e construção de nicho, outras não são tão fáceis, como ontogenia. Se isso mudar nossas equações e previsões teóricas, que assim seja! Mudança baseada em evidencia é melhor que estagnação por negação de evidencias. Conscientização para essas questões é importante, iconoclastia má-orientada não.

E, não importa o que façamos, qualquer teoria vai ser necessariamente limitada. Mesmo que nós achemos um modelo que seja útil para todas as espécies que tenhamos estudado, existem potencialmente centenas de milhares mais que ainda não descobrimos, muito menos estudamos. As recentes estimativas são que conhecemos apenas 13% da biodiversidade presente. Jogar fora qualquer teoria biológica porque ela tenta ser ampla e defender o estudo de casos isolados é, na melhor das hipóteses, contraditório no presente contexto.

Mas, se o ponto é mesmo que "seleção natural" é um conceito vazio, então eu sugeriria direcionar a sua análise semântica para temos como "buracos negros" (que não são nem buracos, nem negros), o uso de "evidente" em matemática (nada que é evidente precisa de demostração) e "afinidades" em química (elementos não tem preferências). Na verdade, esse ultimo exemplo foi levantado por Darwin, quando a mesma objeção que você levantou chegou a ele: que seleção natural era contraditória, porque apenas criadores podem selecionar. Palavras podem ter mais de um significado e, sim, isso pode ser confuso (veja a ambiguidade do termo "singularidade" e "Big Bang" em cosmologia). Isso é tudo verdade. Mas dizer "por isso elas estão erradas", é falacioso.

Darwin também apontou que sua idéias foi derivada da observação de criadores, mas ele dispendeu uma grande quantidade de páginas explicando como isso poderia ser atingido na natureza, e é ai que dinâmicas Maltusianas entrem na jogada. A relação entre seleção natural e artificial é, para mim, evidente partindo de uma leitura do Origens das Espécies. É uma relação de analogia, e não de identidade. Os principais filósofos da evolução parecem concordar comigo.

Nós podemos ter uma discussão produtiva sobre o uso de termos, e quais seriam os melhores de serem usados. Isso é difícil, pois linguagem é uma coisa complicada. Ela evolui por si próprio. Mas nós tivemos sucessos moderados com termos como "macaco" e "mais evoluído". Mas termos e teorias são coisas diferentes.

Resumindo, sim, nós devemos ser específicos sobre o que nós estamos falando e tornar bem claro o que a teoria sintética é, o que ela deve explicar e o como ela faz isso. Na prática, isso deve levar a mais cautela no pronunciamento de afirmações não-substanciadas sobre adaptação (ou sobre qualquer outra coisa), e isso é bom. Pelo menos é isso que espero.

* Quando comentei o caso para um colega, que permanecerá inominado, ele comentou "aposto meu pinto que ele é ecologo ou botanico". Não é preciso dizer que ele manteve o pinto dele.

Referência

Mora, C., Tittensor, D., Adl, S., Simpson, A., & Worm, B. (2011). How Many Species Are There on Earth and in the Ocean? PLoS Biology, 9 (8) DOI: 10.1371/journal.pbio.1001127

7 comentários:

Logo no começo do texto eu fiquei um tanto chocado com isso: "Já a alguns meses venho acompanhando uma discussão no Research Gate [...] como esperado, essa pergunta foi um imã de criacionistas"
Research Gate não era pra ser uma rede social de cientistas? O que criacionistas fazem lá?

Bem, não existe critério para ser aceito. Qualquer um que se inscreve entra, então os criacionistas também podem entrar.

Mas descobri-los é sempre fácil. Normalmente estão como "independent researchers" e não tem nenhuma publicação.

Ah, e fora isso, falam sobre informação e talz :)

E presta? Eu não conheço ninguém da minha área que use isso. Então ficaria mais ou menos como eu uso o google+. Falando sozinho.

btw. acabei de te adicionar no facebook. Digo, meu alter-ego que apenas poucos conhecem. Se considere honrado por ser digno de conhecer my true self =P

Seu segredo está seguro comigo, batman.

Olha, eu acho o RG relativamente útil. Já tirei duvidas academicas válidas e de vez em quando tem uma discussão estimulante. As pessoas são, em geral, cordiais, o que é bom.

Fora isso, já tive muitos acessos as minhas publicações e posso achar algumas publicações de outros autores.

Não é perfeito, mas tem sua utilidade. Melhor do que o academia.edu, que é mega xexelento.

Pra tirar dúvidas de física usamos o physicsforums, um forum "old-school". E pra compartilhar artigos... bem... o arXiv, mesmo.
Talvez eu dê uma olhada nesse RG, só pra ver de qualé.

Que bonito dar pra responder ao bróder usando o argumento do dicionário : )

Enfim - mandou bem.

Eu não acho 'seleção natural' um bom termo, mas usar sua semântica como argumento não invalida a teoria que este termo representa, e sei que pela sua carga histórica que provavelmente não deixará de ser utilizado. Mas sinceramente acho que estas questões poderiam ser evitadas com abordagens como 'estratégias evolutivas estáveis', o que inclui muitas vezes ontogenias. Não quero dizer que signifiquem a mesma coisa, mas acho que evita problemas semanticos e/ou pessoas cri-cris muitas vezes.

Postar um comentário