sábado, 25 de agosto de 2012

6 Sugestões de Filmes

Abaixo reuno algumas sugestões de filmes dos quais os temas orbitam entre religião, ceticismo, crenças e verdade.

Red State





A narrativa do filme circula entorno de uma comunidade de religiosos extremistas radicais. Ao meu ver, o filme é uma farsa, usada para criticar diversos aspectos da sociedade Norte-Americana como religião, armas, homofobia, governo, polícia e política. Dirigido por Kevin Smith, o filme foi negado por todas grandes produtoras até ser produzido e distribuído de forma independente. Após ver o filme, eu pode entender porque ninguém quis produzi-lo.

Bug


O filme narra o encontro de uma mulher solitária e um andarilho desconhecido e seu súbito romance. O filme aborda o caráter potencialmente contagiante de delírios e paranóia, e como a nossa mente pode ser enganada e distorcida.

Sunshine

Não poderia deixar esse filme de fora. Já falei anteriormente sobre ele e não posso reiterar mais: o filme é um dos melhores, e mais menosprezados, filmes de ficção científica dos últimos tempos. Não apenas isso, é um filme que fala sobre questões espirituais de uma forma surpreendente. Ele lida com a relação de dependência e medo que temos com uma força maior e negligente: o Sol. A trilha sonora é parte integral do elenco.

The Ledge



Filme contra a história de um ateu que se apaixona pela mulher de um cristão fundamentalista. O filme foi dirigido por Matthew Chapman, o bisneto de Darwin e ganhou alguma visibilidade por ser um dos poucos filmes no qual o protagonista é um ateu declarado (mais especificamente um neo-ateu). Para os já acostumados com os argumentos dos ateus, algumas falas chegam a ser manjadas, beirando a propaganda, porém acredito que ele reflita uma realidade (por mais manjada que seja) que é interessante ser exposta. Muito se falou sobre esse filme quebrar paradigmas, mas do meu ponto de vista, ele não quebrou nenhum (ou quase nenhum) e por isso ele é bom.


Uma Cidade sem Passado


História da vida de uma garota  que investiga o passado oculto da sua cidade e da igreja católica durante o terceiro Reich. Uma comédia muito interessante sobre a busca frustrante pela verdade. Muito interessante ver o quão trivialmente o cinema alemão retrata a ligação entre a igreja (e religião) e o nazismo. Só falta alguem dizer que o cinema alemão também é dominado pelos zionistas... De qualquer forma, o fim me fez lembrar um pouco da Lynn Margulis, por algum motivo.




Vingadores




Oras... tem explosões e super poderes e o Hulk. Precisa dizer mais? Dhã!


6 comentários:

Não vi nenhum desses. Nem o Avengers. =(

Então você tem trabalho pela frente! :D

Red State foi negado por todas as produtoras por ser um filme horrível xD. A crítica nem é bem feita, a história é chata e batida e atuação, atroz. Eu ainda não acredito que o diretor de Dogma fez esse filme. Sério.

Eu (obviamente) gostei do filme, mas quanto a qualidade dos filmes do Kevin Smith, lembre-se que ele fez aquele do Império do Besteirol Contra-Ataca, que é bem ruim.

Depois de um tempo notei que todo filme que ele faz tem um contexto, tanto social, quanto na vida pessoal dele. Até os ruins acabam tendo um certo valor se você olhar por essa analise.

Este comentário foi removido pelo autor.

Adorei suas indicações Fabio.
Red State e The Elege tem temáticas parecidas. São muito bons. Uma sugestão relacionada a esses dois enrendo é God Bless America. Se não viu ainda, tá perdendo tempo.
Bug também me deixou intrigado. Outra sugestão, relacionada a esse filme, seria Fight Club. Acredito eu, que todos que procuram por filmes bons já o conheça.
Avengers não deveria estar nesta lista. O filme é espetacular, mas, não faz analogia aos outros temas.
Quanto aos outros dois filmes(Sunschine e Uma Cidade sem Passado). Ainda verei assim que possível.
Valeu mesmo.

Postar um comentário